Manuela Pimentel

Porto

 Manuela Pimentel nasceu no Porto em 1979 e actualmente vive e trabalha em Leça da Palmeira onde tem o seu atelier. Como Artista Plástica, ela tem vindo a desenvolver o seu trabalho em diferentes áreas e práticas artísticas como a pintura, desenho, cenografia e video. Desde 2001 as sua obras têm sido exibidas em várias exposições colectivas e individuais em Portugal e no estrangeiro.Em 2003 terminou a sua Licenciatura em Artes Plásticas. Em 2004 foi distinguida com o prémio ESAP do Curso Superior de Artes Plásticas. Em 2007 foi distinguida com o 1º prémio de Pintura Servartes – Corpo em expressão. O seu trabalho está representado em distintas colecções publicas e privadas. Colaboradora e membro do Grupo Afrontamentos desde 2008. Em 2015 representou Portugal com a Instalação “Iberian Suit: Installation - A Journey of Imagination” no Kennedy Center (Washington D.C., USA); e na Biennale Internazionale d'Arte, Sant 'Antioco - (Sardenha, Itália);  O ano passado foi convidada pelo Museu Afro Brasil em São Paulo para abrir a exposição “Barroco Ardente e Sincrético”. Tem desenvolvido diversos projectos em parceria com outros artistas, destacando as intervenções em Cenografia para Teatro e Cinema. É regularmente a artista convidada para a construção da imagem do espectáculo de Poesia, inserido no projecto Quintas de Leitura no Teatro Campo Alegre, no Porto.

Um documentário sobre o trabalho da Manuela Pimentel foi estreado no festival Panorama 2015em Lisboa. O filme chama-se "Murmures de Murs" e foi realizado por JAS.

EXPOSIÇÕES MAIS RECENTES

2020

Inquietação, Colectiva de Manuela Pimentel e JAS, Galeria Cisterna

2019

1 Artista + 1 Olhar sobre a colecção, Galeria Árvore

Novas Babilónias, COLECTIVA; Zet Gallery; Braga

Maré Cheia; Galeria Kulungwana; Moçambique

2018

Tempestade em Copo de Água; COLECTIVA; Mirat Projects Galeria; Madrid

Tanto Mar;  Palacio da Calheta - Mude Museu; Lisboa.

2017

Na Cama com o Inimigo, uma colectiva com JAS, Galeria Wozen, Lisboa

La Mente Artistica - Giovani Donne Artiste a confronto, Ambasciata della Repubblica Araba D ’Egitto - Centro Culturale Egiziano, Roma

O Sangue Todo na Cabeça, Galeria Artes Solar St. Antonio, Porto

2016

ARTRUA, Intervenção Urbana num galpão com 8000m2, 42 artistas; Porto Marvilha; Rio de Janeiro

2015

 Biennale Internazionale d'Arte, Sant 'Antioco - (Sardenha, Itália);